Filarmónica de Nossa Sra. de Fátima de Gatineu recebida nos Paços do Concelho
O município da Lourinhã recebeu, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, na manhã do passado sábado, 10 de agosto, a Filarmónica de Nossa Sra. de Fátima de Gatineu. A banda filarmónica canadiana encontra-se de visita à Lourinhã, a propósito da celebração dos seus 50 anos e a convite da Sociedade Lírica Moitense, que celebra o seu centenário.
A Filarmónica de Nossa Sra. de Fátima de Gatineu conta com vários músicos luso-canadianos, sendo que o presidente, Joe Rodrigues, tem origens lourinhanenses, mais concretamente, na Misericórdia, freguesia de Moita dos Ferreiros. A Filarmónica de Nossa Sra. de Fátima de Gatineu tem desenvolvido um papel de grande importância na afirmação da cultura portuguesa e musical em Gatineau e na região. Esta visita a Portugal é uma oportunidade de transmitir mais uma vez a portugalidade aos que sendo canadianos de origem gostam da cultura portuguesa, a vivem e cultivam.
A visita da filarmónica a Portugal conta com um vasto programa:
- Dia 9 – Passeio filarmónico pela Freguesia de Moita dos Ferreiros
- Dia 10 – Arruda e visita à Vila da Lourinhã – Receção pela Camara Municipal da Lourinhã
- Dia 11 – Concerto na Praia da Areia Branca
- Dia 14 – Concerto Jantar do Moitense integrado com a Sociedade Lírica Moitense (integração das duas bandas em palco) – Festa Anual de Moita dos Ferreiros
- Dia 15 – Participação nos festejos religiosos (procissão) e de arraial (concerto) na Festa Anual
Sobre a Filarmónica Nossa Senhora de Fátima de Gatineau:
Fundada em 1974, em Gatineau, sob a direção musical de José Pimentel da Silva acompanhado por um grupo de músicos apaixonados pela música e com vontade de continuar as suas tradições e cultura no Canadá. Estes migrantes portugueses já eram músicos que tocavam em bandas nas suas cidades natais.
Durante estes anos, indivíduos portugueses e de outras nacionalidades têm-se juntado à banda. A Filarmónica é constituída por um grupo de músicos voluntários que tocam instrumentos de sopro e percussão, realizando concertos e desfiles pelas ruas durante os principais eventos religiosos, nos EUA, no Canadá e em Portugal. A filarmónica participou no Dia do Canadá, no Parliament Hill, com outras filarmónicas locais, assim como no Dia Nacional do Quebec (São João Baptista) e em muitos outros desfiles locais.
Depois de uma longa carreira de Maestro, José Pimentel Da Silva aposentou-se em 2012, dando lugar à Maestrina Karyne St-Pierre.