Bombarral: a história do festival vitivinícola mais antigo do país
Foi em 1960 que nasceu o Festival do Vinho Português, o primeiro do género no país e que faz deste certame um orgulho para o Bombarral, concelho que recebe, de hoje a dia 18, muitos visitantes que poderão fazer provas de vinhos de forma gratuita e usufruir de uma vasta oferta cultural. Em colaboração com o município, abrimos o portal da história e ficámos a saber, por exemplo, quem teve a ideia de criar o festival ou o papel da Troika para que Feira Nacional da Pera Rocha se juntasse à festa.
- Como nasceu o Festival do Vinho Português e o que significa ser o mais antigo festival vitivinícola do país?
- O Festival do Vinho Português nasceu em outubro de 1960, por iniciativa da Câmara Municipal do Bombarral sob proposta de um jornalista lisboeta. Tinha por objetivo a divulgação da vitivinicultura em todos os seus aspetos, uma vez que, historicamente, era a grande fonte de riqueza deste território. Ser o festival vitivinícola mais antigo do país é um orgulho para o Bombarral e para os bombarralenses, demonstrando a importância que a vitivinicultura sempre teve e continua a ter para este concelho e sua população. É, também, um fator de grande responsabilidade para o Município e toda a organização deste grande evento.
- De que forma o festival tem evoluído ao longo dos anos e quais foram os principais marcos na sua história?
- O Festival do Vinho Português tem sabido adaptar-se às mudanças que o tempo foi proporcionando em termos de economia e cultura vitivinícola, mantendo-se sempre na vanguarda da promoção das raízes da nossa tradição, cultura e da riqueza proporcionada por toda a atividade relacionada com este sector económico.
- Quais são as principais atividades e atrações que têm caracterizado o festival ao longo das suas edições?
- A promoção e venda do vinho, seja de produtores locais ou das diversas regiões vitivinícolas de Portugal, é a principal atividade e atratividade do certame. Neste âmbito, proporcionamos provas de vinho (gratuitas) em todos os expositores do festival, durante todo o evento. Há também espaço para a gastronomia e para a animação musical. Em edições anteriores, foram realizados vários corsos agrícolas e leilões de vinho em paralelo com a realização do evento. Os pórticos do festival tornaram-se símbolos identitários apresentando, tradicionalmente, motivos relacionados com a vitivinicultura (quintas, vinhedos, empresas e outros produtos relacionados).
- De que forma o festival tem contribuído para a promoção do vinho português, tanto a nível nacional quanto internacional?
- O Festival do Vinho Português tem sido um importante motor de promoção do vinho, espaço privilegiado para a realização de negócios e contacto com produção de qualidade das mais variadas origens a nível nacional. Apesar das suas características, a presença de muitos visitantes estrangeiros acaba por contribuir para uma vertente de divulgação internacional dos nossos produtos vinícolas.
- Qual a importância de a Feira Nacional da Pera Rocha se ter juntado ao festival e como essa junção tem beneficiado ambos os setores?
- A junção dos dois certames resultou dos fortes constrangimentos impostos pela Troika e foi a solução encontrada que permitiu a sobrevivência de ambos os eventos, igualmente importantes para a nossa atividade económica. É uma forma de promovermos, em simultâneo, os dois produtos que mais impulsionam a economia do nosso concelho.
- Quais são os impactos económicos e culturais do festival para o município do Bombarral e para a região Oeste?
- Os impactos económicos são significativos quer para o setor produtivo, quer para a restauração, hotelaria e alojamentos locais do concelho que recebe durante este período um grande número de visitantes e é, consequentemente, um importante fator de dinamização económica. Culturalmente é o grande momento em que os bombarralenses se encontram, incluindo os da diáspora.
Ricardo Fernandes, presidente da Câmara Municipal do Bombarral:
“O Festival do Vinho Português e a Feira Nacional da Pera Rocha é um evento imprescindível para o Concelho do Bombarral, bem como para a Região Oeste. Tendo como protagonistas dois dos produtos mais emblemáticos desta região – o Vinho e a Pera Rocha - esta é uma oportunidade para alavancar o setor vitivinícola e agrícola, que estão na nossa génese. Proporcionando um ambiente festivo e acolhedor a todos os visitantes, complementamos este grandioso certame com uma vasta oferta gastronómica, animação musical diversificada, bem como atividades para os mais jovens”.