“Olhares sobre o Bombarral”: município lança livro sobre memórias locais
As memórias do Bombarral antigo estão agora eternizadas em livro. “Olhares sobre o Bombarral” é o título da obra lançada pela Câmara Municipal, a 17 de agosto, naquele que foi o segundo encontro “Bombarralenses pelo Mundo”.
O livro, composto por 14 textos, de 19 autores, pretende dar a conhecer às atuais gerações a importante herança histórica e cultura local, perpetuando-a no tempo.
Para o Presidente da Câmara Municipal, Ricardo Fernandes, esta é uma oportunidade de partilhar não só as vivências, mas, também, os momentos importantes que marcaram outras épocas e diferentes gerações.
Manuel Sobrinho Simões, distinto cientista, é um dos autores que dá vida a este livro. Apesar de ter passado pouco tempo no concelho – para onde vinha na sua infância e juventude, durante o verão –, recorda a “intensidade brutal” que era vivida nesses tempos. Um Bombarral “sempre divertido”, com um “toque de modernidade”, conta.
A sua memória do Bombarral de outrora é marcada, sobretudo, pelas pessoas (familiares e amigos) e pela casa em que habitava, em frente ao Teatro Eduardo Brazão.
Manuel Sobrinho Simões saudou a iniciativa da Câmara Municipal em compilar as memórias de várias gerações, criando maior proximidade e sentido de comunidade. Um livro destes ajuda os outros “a perceber, contactar e descobrir ligações que de outra maneira não seria possível”.
A obra “Olhares sobre o Bombarral” é a terceira de uma coleção que está a ser lançada pela Câmara Municipal. Todos os textos são de autores com ligações ao concelho e que conduzem o leitor numa fascinante viagem pela memória de pessoas, espaços e momentos que contribuíram para a grandeza deste concelho. O livro, que contou com a coordenação do técnico do Município, Nuno Ferreira, pode ser solicitado na receção da Câmara Municipal.