Ambiente e Sustentabilidade; Geral
Sabe o que deve fazer em caso de sismo?
26 de agosto, 2024
Oeste CIM
Portugal acordou, nesta segunda-feira de 26 de agosto, com um sismo de 5,3 na escala de Richter, o que abalou a população. Nunca é demais lembrar os principais cuidados e orientações para garantir a sua segurança e a de outras pessoas ao seu redor. Saiba quais são:
Durante o sismo:
- Mantenha a calma: Evite pânico e tente manter-se calmo para tomar decisões rápidas e seguras.
- Abrigue-se:
- Dentro de casa: Procure um lugar seguro, como debaixo de uma mesa forte, numa ombreira da porta ou encoste-se a uma parede interna longe de janelas, espelhos ou objetos que possam cair. Cubra a cabeça e o pescoço com os braços para se proteger.
- Se não houver abrigo por perto: Ajoelhe-se e proteja a cabeça e o pescoço com os braços. Evite ficar perto de janelas, portas de vidro, espelhos, móveis altos, ou objetos que possam cair.
- No exterior: Afaste-se de prédios, árvores, postes de eletricidade e outras estruturas que possam desabar. Procure um espaço aberto.
- No carro: Pare o veículo num local seguro, longe de prédios, pontes, viadutos ou postes de eletricidade. Permaneça dentro do carro até que o tremor pare.
- Não use elevadores: Se estiver num prédio, não use o elevador, pois pode ficar preso. Quando for seguro, use as escadas para se dirigir ao exterior.
- Evite correr: Se estiver numa multidão, tente não correr, pois isso pode causar pânico e aumentar o risco de ferimentos.
Após o sismo:
- Verifique a sua segurança e a de outros: Certifique-se de que não há feridos graves ao seu redor e ajude, se possível. Cuidado com vidros quebrados e outros detritos.
- Verifique a estrutura: Se estiver num edifício, verifique se há sinais de danos estruturais. Se o prédio parecer danificado, deve abandoná-lo com calma e ir para uma área segura.
- Desligue fontes de energia: Se possível, desligue a eletricidade, o gás e a água para evitar incêndios e inundações.
- Cuidado com réplicas: Réplicas podem ocorrer após o sismo principal, por isso esteja preparado para abrigar-se novamente.
- Comunique-se: Use mensagens de texto ou redes sociais para informar aos outros que está seguro, evitando sobrecarregar as linhas telefónicas. Tente reduzir a rede do telemóvel (2G, 3G, se possível)
- Siga as instruções das autoridades: Fique atento às informações transmitidas pela rádio, TV, notificações online e siga as instruções dadas pelas autoridades locais.
- Evite áreas de risco: Não entre em prédios danificados e evite áreas onde possam ocorrer deslizamentos de terra ou tsunamis, se estiver numa região costeira.