goTositemap
Agenda

Programa do 51º Congresso e Assembleia Geral da Academia Internacional de Cerâmica: “A Cerâmica no mundo Mediterrânico: Desde a antiguidade à contemporaneidade”.

16 de setembro, 2024a 20 de setembro, 2024
Alcobaça

Os Municípios de Alcobaça e das Caldas da Rainha, em conjunto e sob a égide da Associação Portuguesa de Cidades e Vilas de Cerâmica (AptCVC), que é membro do Agrupamento Territorial Europeu das Cidades e Vilas de Cerâmica, organizam o 51º Congresso da Academia Internacional de Cerâmica, a realizar-se em Alcobaça e em Caldas da Rainha, entre os dias 16 e 20 de setembro.

A AptCVC, que se assume como a entidade nacional organizadora do Congresso a convite da Academia Internacional de Cerâmica (AIC), é constituída por 29 municípios portugueses, tendo como membros fundadores, desde 2018, Alcobaça, Aveiro, Barcelos, Batalha, Caldas da Rainha, Ílhavo, Mafra, Montemor-o-Novo, Redondo, Reguengos de Monsaraz, Tondela, Viana do Alentejo, Viana do Castelo e Vila Nova de Poiares. Em 2020 foram admitidos Porto de Mós e Oliveira do Bairro, seguindo-se Leiria e Condeixa em 2021, como novos associados. Em 2022 aderiram à Associação os concelhos de Albergaria-a-Velha, Castelo Branco, Coimbra, Estremoz, Fundão, Loulé, Loures, Vila Real. Em 2023 aderiram finalmente Vila Verde, Covilhã e Vila Franca do Campo (Açores).

Estes municípios englobam os principais centros cerâmicos do território nacional, na maioria dos casos, caracterizados por uma forte ancestralidade e tradição cerâmica. A AptCVC tem como missão promover e incentivar o desenvolvimento económico, turístico e patrimonial dos territórios dos municípios membros com ampla expressão cerâmica, contribuindo para o reforço da identidade cultural e preservação da memória coletiva bem como promover, a nível nacional e internacional, a proteção, preservação e promoção do património cultural associado à atividade cerâmica.

A AIC, fundada em Genève em 1952, tem como objetivo estimular a amizade e a comunicação entre os profissionais da área da cerâmica em todos os países. A AIC desenvolve e incentiva todas as formas de cooperação internacional para promover a cerâmica e incentivar e manter a produção no mais alto nível de qualidade em todas as culturas cerâmicas. Enquanto entidade dedicada à cerâmica que funciona a nível internacional, reúne cerca de 1000 membros, de todas as latitudes, entre ceramistas, artistas, designers, autores, colecionadores, galeristas, conservadores, restauradores, curadores, bem como um painel de instituições de prestígio. A AIC é ainda afiliada da UNESCO, contando o Congresso com um painel dedicado especificamente ao papel da UNESCO no mundo da cerâmica.

A AIC destaca-se também por agregar todas as facetas da produção e disseminação de cerâmica artística, promovendo diversas atividades, nomeadamente congressos e simpósios internacionais, como é exemplo o Congresso pela primeira vez decorre em Portugal, constituindo-se como um momento de projetar a cerâmica portuguesa, tanto a industrial como a artesanal como ainda de autor para todo o mundo.

O Congresso é dedicado ao tema "A cerâmica no mundo mediterrânico: da antiguidade à contemporaneidade", de que juntamos o programa, e contará com interessantes comunicações, ao longo dos quais serão debatidos os problemas mais candentes da cerâmica internacional, bem como um intenso programa cultural que dá a conhecer a cerâmica nacional.

Consulte toda a informação nos documentos disponibilizados em baixo.

PÁGINA OFICIAL DO EVENTO - AQUI

Última Atualização 12 setembro, 2024

Partilhar

Partilhar