50 anos do 25 de abril
INAUGURAÇÃO DO MUSEU DAS MÁQUINAS FALANTES
O Museu das Máquinas Falantes, representado pela sua significativa coleção, tem como aspiração marcar o panorama dos museus da tecnologia do som, das telecomunicações e da rádio difusão.
Partindo de uma museologia cumprindo os desígnios contemporâneos do conhecimento, sustentada no seu multifacetado acervo abrangendo um percurso evolutivo, que vai da era mecânica até ao advento elétrico, este museu cumpre o objetivo do Município de Alcobaça de dar a conhecer um património exemplar que nasce do empreendimento emérito do seu colecionador-fundador: José Madeira Neves (1933-2003).
Natural da Cela Velha, Madeira Neves ingressou ainda jovem na antiga Emissora Nacional de Radiodifusão (atual RDP/RTP), mas só viria a contratualizar a 10/08/1967 como Operador Auxiliar, ascendendo posteriormente a Técnico de Aúdio, e passando à situação de aposentado em 08/04/1993. Partindo a sua imensa experiência e conhecimento técnico do sector da rádio, ao longo de décadas, viria a constituir em espaço privado uma das mais relevantes coleções nacionais da especialidade.
Após a aquisição do espólio à família do colecionador, passando por um extenso processo de estudo, conservação e instalação, cumpre-se agora pela via deste museu, o tornar pública e acessível a todos esta fabulosa coleção que enriquece não somente a rede museológica municipal, mas igualmente o panorama museológico nacional.
Última Atualização 03 abril, 2024