goTositemap
Cultura

216º Aniversário da Batalha do Vimeiro assinalado pelo município da Lourinhã em conjunto com o Exército Português e entidades locais

22 de agosto, 2024
Lourinhã
image

O município da Lourinhã assinalou, a 21 de agosto, o 216º Aniversário da Batalha do Vimeiro, numa cerimónia organizada pela autarquia, em colaboração com a Junta de Freguesia do Vimeiro, a Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, a Associação Napoleónica Portuguesa e a Direção de História e Cultura Militar do Exército Português.

Em representação do município da Lourinhã estiveram presentes o presidente da Câmara Municipal da Lourinhã, João Duarte de Carvalho, o presidente da Assembleia Municipal da Lourinhã, Brian da Costa Silva, parte do executivo municipal e alguns membros da Assembleia Municipal. Para além destes, o evento contou com a presença do presidente da Junta de Freguesia do Vimeiro, Rui Santos, bem como do Diretor de História e Cultura Militar do Exército, Major-General António Joaquim Ramalhôa Cavaleiro.

Durante a cerimónia foi realizada uma evocação histórica, proferida pelo Coronel de Infantaria Comando, Américo Henriques, seguida de um momento musical protagonizado por Mónica Severino e Sílvia Filipe, intitulado “Vimeiro terra de mil gentes”, canção com letra de autoria de Sílvia Filipe, criada no âmbito das Comemorações do Bicentenário da Batalha do Vimeiro.

Foram ainda entregues os Diplomas do Amigo do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro (CIBV), pelo presidente da Câmara Municipal da Lourinhã e por Salvador Victor Ferreira e Maria da Conceição Fereira em representação de Eduardo Jorge Ferreira.

Neste ano de 2024, destacou-se o conjunto de cidadãos que, em 1988, encetou esforços junto da Câmara Municipal da Lourinhã e da Junta de freguesia do Vimeiro, no sentido de a Câmara proceder à reabilitação do Monumento Comemorativo do Centenário da Batalha e do espaço envolvente. Os distinguidos foram Rui Estêvão dos Santos, José Manuel dos Santos Jorge, José Manuel Dias Custódio, Leandro Filipe Fernandes, Aires da Silva Gouveia, Horácio da Silva Alves e José Fernando Franco Martins

Foi também atribuído um Diploma do Amigo do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro ao executivo em funções entre 2005 e 2009, na Junta de Freguesia do Vimeiro, por ter proposto, em 2008, à Câmara Municipal da Lourinhã, que procedesse à construção daquele equipamento municipal. Estiveram presentes para receber os diplomas José Luís da Silva Castro, Cidália dos Santos Teodoro Fernandes e Maria Ivone dos Anjos Paulo Loureiro, em representação de Joaquim Pedro da Silva Loureiro.

Depois da Cerimónia Militar, os recriadores históricos da Associação para a Memória da Batalha do Vimeiro, que marcaram presença na evocação devidamente uniformizados, deslocaram-se ao cemitério do Vimeiro para homenagear os membros falecidos da Associação, Eduardo Jorge Ferreira, Joaquim Loureiro e Fernando Rodrigues.

Após este momento de homenagem, seguiu-se, no CIBV, a exibição de um documentário sobre a Batalha do Vimeiro, produzido por Mike Loades para o Canal History Hits, intitulado “The Making of Wellington: The Battle of Vimeiro”. Este documentário conta a história da batalha, desde os seus antecedentes, às suas várias fases e às táticas de guerra e armamento utilizados no confronto.

A cerimónia foi transmitida, em direto, na página de Facebook do município da Lourinhã, estando acessível a qualquer pessoa, em https://www.facebook.com/municipiodalourinha/videos/1235494337769529.

Sobre os Diplomas do Amigo do Centro de Interpretação da Batalha do Vimeiro:

Visam distinguir pessoas, entidades, projetos ou instituições que se tenham destacado no âmbito da promoção e valorização do património histórico-militar da Batalha do Vimeiro.

Última Atualização 22 agosto, 2024

Partilhar

Partilhar