goTositemap

Jornadas da Educação, de 12 a 28 de setembro na Lourinhã

28 de agosto, 2024
Lourinhã
image

Entre os dias 12 e 28 de setembro, o município da Lourinhã irá realizar as V Jornadas da Educação da Lourinhã: # Olhares # Sentidos # Partilhas, sujeitas ao tema (des)ConectAR para (re)ConectAR.

Estas jornadas constituem-se como o evento que assinala o início do ano letivo 2024/25, com o qual se pretende proporcionar oportunidades diferenciadas sobre temáticas atuais e emergentes, na área da educação, a toda a comunidade educativa.

Desconectar pode constituir uma prática poderosa de transformação do ser humano. Libertarmo-nos de padrões, tempos e saberes cristalizados, permite-nos submergir num processo de reconexão à essência e espontaneidade da natureza humana, respeitando os ritmos do desenvolvimento biológico, psicológico e social. Só assim é possível trilhar o caminho para um futuro que se prevê exigente, desafiando a evolução do ser humano.

Reconectar a escola à essência humana, à qualidade da relação com o outro, à dimensão dos sentidos, do movimento, das emoções e da cognição, contribuirá para um percurso educativo conducente ao desenvolvimento integral do indivíduo.

Integrar uma realidade tecnológica mutante, que evoca em cada um de nós a capacidade de adaptação, motivação e resiliência, é fundamental para que educação caminhe no sentido da ética, equidade e justiça, bem como reconheça na individualidade algo que faça diferença, num mundo que é para todos.

Privilegiando a realização de sessões mais repartidas no tempo e no espaço, essencialmente dinâmicas, interativas e assentes na perspetiva construtivista do conhecimento, todos serão convidados a dar o seu contributo para uma educação que vá ao encontro da dimensão pessoal e social de cada um.

Durante a manhã e tarde do dia 12 de setembro, no Auditório da Associação Musical e Artística Lourinhanense, irão decorrer as tertúlias (des)ConectAR a BrincAR e (des)Conectar é SalutAR.  Estas sessões serão abertas a toda a comunidade educativa, mas sujeitas a inscrição prévia.

Na Tertúlia (des)ConectAR a  BrincAR seremos chamados a refletir sobre a emergência de um novo sistema escolar ético, baseado no saber cuidar, ser e aprender; por um lado, anseia-se por uma verdadeira parceria entre a prática pedagógica e a produção de conhecimento pelas neurociências e ciências cognitivas; por outro, é emergente desmistificar o conceito e o direito a brincar, numa cultura crescente de aversão ao risco, que limita o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças.

A Tertúlia (des)Conectar é SalutAR constituir-se-á um repto a uma mudança de paradigma, no qual a inclusão deixa de ser uma narrativa de aceitação e passa antes a ser uma narrativa de oportunidades de experiências de aprendizagem e de progresso, com recurso a ambientes de aprendizagem flexíveis e centrados no aluno. Ressaltando sempre a importância da deteção precoce de desvios no desenvolvimento das crianças, que permita antecipar uma intervenção adequada e maximizar todo o seu potencial, será ainda promovida uma reflexão profunda sobre o impacto da psicomotricidade, do movimento e do brincar, quer no desenvolvimento harmonioso das crianças quer no seu processo de aprendizagem.

Entre as 17:30h e as 18:00h, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, haverá lugar a um encontro para “Dois dedos de CONVERSA e petiscAR”, proporcionando um momento de conexão na comunidade educativa.

E “Porque Somos todos especiais!”, a autarquia convida toda a comunidade educativa, em particular encarregados de educação e famílias, a participar na sessão das 19:00h, no Centro Cultural Dr. Afonso Rodrigues Pereira, cujas partilhas terão como objetivo principal sensibilizar e capacitar os verdadeiros especialistas das crianças – os seus encarregados de educação e famílias – na deteção precoce, sinalização e acompanhamento de eventuais alterações de desenvolvimento. Neste contexto, apresenta-se também uma equipa local de suporte, que vai ao encontro das necessidades das crianças e respetivas famílias do concelho.

No dia 16 de setembro, no âmbito da transição de ciclo, será realizada uma palestra motivacional direcionada aos alunos do 10º ano de escolaridade: "Sonha Grande, Planeia Melhor, Age Agora, Celebra Sempre!”. Durante esta sessão, cada estudante será encorajado a definir metas e dar os primeiros passos em direção aos seus sonhos, ao mesmo tempo que celebra cada pequena conquista no caminho.

A 18 e 25 de setembro, em processo de reconexão, seremos desafiados a experimentar e inovar, porque quando aprendemos juntos, juntos fazemos a diferença. Destinados essencialmente ao pessoal docente, serão dinamizados cinco workshops, no âmbito do Design Thinking, Stop Motion, Educação artística, Comportamento e Conflito e Inteligência Artificial.

No dia 28 de setembro, no Parque da Cegonha, a tarde estará reservada a brincadeiras e atividades em família, desenvolvidas para este público.

Informações podem ser consultadas em https://portaldomunicipe.cm-lourinha.pt/25946/jornadas-da-educacao-da-lourinha-202425 .

Última Atualização 28 agosto, 2024

Partilhar

Partilhar