No âmbito das atividades inseridas nas comemorações do Dia Nacional da Memória das Vítimas da Inquisição (31 de março) e do fim do Holocausto (1945), o Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição promove a exibição de dois filmes alusivos a estes temas, seguidos de debate.
No dia 6 de abril (sábado), será exibido "Uma Turma Difícil" (2014), e no dia 14 de abril (domingo), "O Diário de Anne Frank" (2009).
EXIBIÇÃO DO FILME "UMA TURMA DIFÍCIL" E DEBATE
| 6 de abril de 2024 (sábado), às 15h30
| Museu Damião de Góis e das Vítimas da Inquisição (Alenquer)
| Entrada livre
Uma Turma Difícil (2014)
No Liceu Léon Blum, em França, uma professora de História depara-se com o desrespeito, a violência e a falta de perspetivas na mais complicada e problemática das suas turmas do 10.º ano, onde um grupo de adolescentes de diferentes origens parece ter muito pouco em comum para além da indisciplina e do fraco aproveitamento escolar. Ao ver as suas estratégias de ensino esgotarem-se, a professora propõe-lhes um desafio: entrarem no Concurso Nacional da Resistência e da Deportação, um concurso de reflexão sobre as memórias do Holocausto e o seu impacto nos jovens de hoje. Contra todas as expectativas, os alunos vão empenhar-se no projeto e encontrar na diferença a força da união. O contacto com sobreviventes dos campos de concentração nazis vai revelar-se uma experiência transformadora com um impacto profundo na vida dos alunos.
Em 2015, a interpretação de Ahmed Dramé valeu-lhe a nomeação para o Prémio César de Ator Promissor.